BOAS VINDAS
Sobre este site
Este site disponibiliza diversas informações sobre a história e cultura de Macau.:
- Informações genealógicas (árvores genealógicas), com 55.000 nomes e mais de 1.000 fotos. Cada pessoa tem uma "Página Pessoal" mostrando pais, cônjuges e filhos. Existem inúmeras hiperligações de rostos em fotos e nomes em artigos para páginas pessoais.
- Mais de 200 receitas dos pratos que agraciavam as mesas dos macaenses.
- Livros electrónicos sobre Macau e os Macaenses, por exemplo:
- The Portuguese in Hong Kong and China por JP Braga
- In Search of a Better World por B Koo
- Família Ribeiro por P Grills
- Uma lista das centenas de macaenses que receberam condecorações de muitas nações.
- Artigos culturais e históricos, por exemplo:
- a autobiografia do padre Zinho Gosano que era um prisioneiro de guerra-no Japão durante a Segunda Guerra Mundial Fr Zinho Gosano
- um artigo sobre o ataque holandês contra Macau no ano de 1622
- A velha linguagem ( patuá ) de Macau, é preservada aqui, com áudio de milhares de palavras e frases
Sobre Macau
Os portugueses estabeleceram uma base em Macau no Século XVI, para o comércio e para a divulgação do Cristianismo. Este estabelecimento resistiu durante quatro séculos e meio até que a colónia foi entregue novamente à China.
As famílias portuguesas daqui, uma comunidade extremamente unida, desenvolveram a sua própria cultura, patuá e fusão culinária, e apelidaram-se de Macaenses*.
Com a passagem do tempo, Macau foi ultrapassado por Hong Kong em matéria de comércio e muitos Macaenses mudaram-se para outras terras à procura de emprego, mas mantiveram sempre as suas raízes em Macau.
Depois da II Guerra Mundial, a migração transformou-se num fluxo - a chamada diáspora. Hoje em dia, estas famílias Macaenses estão dispersas pelo globo e a sua história corre o risco de se perder.
Felizmente, existem muitas pessoas dedicadas à preservação da cultura macaense e várias organizações que apoiam e encorajam comunidades em todo o mundo; proeminente entre eles é o Instituto Internacional de Macau .
Nossos objetivos para este site são:
- gerar um sentimento de orgulho sobre a herança Macaense,
- promover o interesse pelas raízes familiares no seio das novas gerações de Macaenses,
- ajudar a preservar registos culturais e históricos,
- tentar que o trabalho continue pelo futuro adentro.
"Macaense"
Originalmente, a palavra macaense era utilizada para descrever as pessoas descendentes de portugueses que nasceram em Macau ou cujos antepassados tivessem nascido lá. Hoje em dia, a sua utilização foi alargada para descrever pessoas de qualquer grupo étnico que vivam em Macau. No entanto, neste website, utilizamos a palavra com o seu significado original. Leia algumas opiniões interessantes sobre a diáspora e os macaenses em um artigo por David Brookshaw e um estudo acadêmico por B. Koo.
Os Macaenses também se chamam a eles próprios Maquista / Macaísta, Nossa Gente, filo-Macau/filho-Macau, e Balichão/Balicham (com origem no condimento especial e popular).
Este site foi criado, originalmente, em inglês. Tentando torná-lo mais atractivo para Macaenses em Portugal, Macau e Brasil, esta versão é apresentada em português. Muitos dos capítulos continuam em inglês; está planeado que serão gradualmente traduzidos para português.